Psicologia das Cores - Influência na Moda ♥

Olá meus amores,
Não sei se já contei pra vocês, mas eu sou apaixonada por moda... Adoro tudo relacionado ao tema, só que sempre defendo que muito mais do que se vestir de acordo com a moda, devemos nos vestir de acordo com nosso estilo, a moda passa.... o estilo é o que nos torna únicos. 
O segredo é você adaptar a moda sempre com o seu estilo, já sabe qual seu estilo? Esse teste vai te ajudar a descobrir.


Essa semana estava lendo e vi uma pesquisa muito legal sobre a influência das cores na moda, de acordo com a pesquisa, cada cor exerce uma função e usada de maneira correta ajuda nas conquistas. Usamos as cores de maneira intuitiva, você já reparou que se estamos tristes optamos por uma certa cor, se estamos alegres e vibrantes por outra. Dificilmente você verá uma pessoa triste usando um laranja vibrante rs... De certa forma não combina, mas essa escolha muitas vezes é bem intuitiva, além disso existem cores que nos favorecem e outras nem tanto de acordo com nosso subtom de pele. Todo conhecimento nessa área ajuda a nos vestir melhor, se você ficou curioso para saber qual o subtom da sua pele, tem um post aqui no blog onde falei sobre esse assunto.


E agora vamos ao que interessa... rs Já sabemos da influência das cores para nos deixar mais harmônicos, agora vamos descobrir o significado de cada cor na moda.


♥ Rosa

Rosa é a cor do romantismo, da suavidade e do amor. Remete sensações de carinho, é uma cor muito feminina e delicada.
Use o rosa se quiser mostrar doçura, compaixão e delicadeza, assim como para mostrar que é uma pessoa empática e de boas intenções (ideal para o dia que for conhecer sua sogra) rs. A cor comunica uma certa inocência e infantilidade, portanto não exagere se quiser parecer uma pessoa mais madura.

♥ Vermelho

Confiança, Sensualidade, paixão e personalidades intensas.
É a cor da paixão, do poder, do desejo, conquista, coragem, calor e extroversão.
O uso mais comum é associado a sedução. (se quiser chamar a atenção do crush, já sabe qual cor usar rs). Mas também pode ser usado pra mostrar dinamismo, liderança e proatividade.
Uma boa dica é quando sentir desânimo, use essa cor, pois ela é estimulante e trás energia física.

♥ Azul
Calma, segurança e confiança. 
Looks em azul estimulam a criatividade e exaltam a jovialidade. É uma cor fria e está relacionado primordialmente a sensações de calma, serenidade, relaxamento, intelectualidade, tecnologia, fluidez, gentileza e harmonia.
Use quando precisar de clareza mental, para reduzi o stress, transmitir idéia de raciocínio lógico, paciência e serenidade.
Os tons mais escuros, comunicam profundidade conservadorismo, sabedoria, poder e riqueza. Os tons mais claros, como o azul bebê relacionam-se a limpeza, frescor, delicadeza e suavidade. Os tons mais abertos, como turquesa, são alegres e divertidos.

♥ Branco
É a ausência de cor que revela paz e pureza. Sem associações negativas, o branco sugere sentimentos de modéstia, calma, inocência, harmonia e estabilidade. 
É percebida pelos olhos como uma cor que traz brilho, portanto representa limpeza, clareza, fé e positividade.
Use o branco, quando quiser transmitir sensação de paz, humildade e pureza. Quem usa branco transmite a imagem de uma pessoa confiável e verdadeira. Também é bom para mostrar simplicidade, assim como perfeccionismo e dignidade.


♥ Preto
14 looks de pretinhos nada básicos para você se inspirar! – TodaTeen
O preto é a cor mais usada para construir uma atmosfera elegante e cheia de mistério.
Uma das cores mais usadas nos looks, possui associações tanto positivas quanto negativas. O preto pode transmitir a mensagem de pessimismo, luto, tristeza e dor, mas também mostra luxo, seriedade, mistério e distinção.
Quando você quer elegância o preto é uma aposta certa, comunica além de elegância, classe e poder. Também é uma cor que comunica sedução, prestígio, classe e poder. Na moda é bastante usado por pessoas de personalidade forte, que são contra as regras e acreditam nos valores fora do padrão.

♥ Laranja
Nathalia Martins : As cores: a alegria e vibração do laranja
Laranja é uma cor quente, vibrante e com muita energia. Estimula a criatividade, além de ser um tom extremamente amigável.
Cor do fogo, força e movimento. Traz sensações de euforia, contentamento é super enérgica.
Senso de humor, alegria, prazer, espontaneidade são alguns dos sentimentos evocados pela cor laranja.
Uma ótima cor pra ambientes de trabalho pois revela uma pessoa objetiva e determinada. Use o laranja para comunicar prosperidade e sucesso.
Também deve usar em situações que precise transmitir uma imagem imaginal cordial e amigável ou que precise indicar agilidade mental, é super indicada para uma entrevista de emprego. Os tons salmão e coral são os mais refinados.

♥ Amarelo
ideia roupa reveillon saia amarela e blusa branca - Pesquisa Google
Alegria, abundância, criatividade, curiosidade, jovialidade e otimismo, são os principais significados do amarelo. Assim como o vermelho é uma cor que chama atenção e desperta atitude. 
É uma cor quente e a mais ligada à criatividade. Relaciona-se com sentimentos de alegria, felicidade, inteligência, imaginação, quebra de bloqueios mentais, cooperação, otimismo, curiosidade, sonho, originalidade e ação. Por ser a base do dourado, transmite sensação de riqueza, prosperidade e poder. 
O amarelo é super estimulante da atividade cerebral, portanto é bom usar quando precisa que a criatividade aflore assim como a inteligência, é ótimo para se sentir mais confiante. É um ótimo tom para ajudar na desinibição e passar a idéia de jovialidade.

♥ Roxo

Essa cor tem muito a ver com espiritualidade, mistério, dignidade, sabedoria, nobreza e extravagância.
É uma cor de significados muito contrastantes pois pode comunicar realeza, misticismo e poder espiritual, mas também é associado ao fúnebre e à melancolia, ao mesmo tempo comunica criatividade, e meditação.
Precisa ter cuidado ao exagero nessa cor, principalmente no ambiente de trabalho, pois tem associação com o ego e a exposição excessiva à cor, pode deixar algumas pessoas de mal humor. Usado na medida certa, comunica a imagem de uma pessoa misteriosa, mostra sinceridade e receptividade para transformação.
O roxo com acessórios dourados, transmite a imagem de luxo e riqueza. 

♥ Verde
Tons de verde para Inverno 2019 - Jo Ribeiro
Verde é uma cor fria, e remete natureza e sustentabilidade. Tem simbolismo de crescimento, fertilidade, esperança e renovação.
Transmite sentimentos de bem estar, sensibilidade, harmonia e sorte.
Essa cor tende a relaxar o sistema nervoso, portanto uma boa opção para essa cor é quando você sabe que vai enfrentar situações de tensão. Use também para transmitir sensação de equilíbrio, segurança e confiança, mas cuidado com o excesso pois, pode gerar o efeito contrário transmitindo soberba e inveja. Verde limão tende a ser enérgico, o verde claro calmaria, o escuro virilidade.

♥ Cinza

Cinza expressa neutralidade. Usado em composição com o preto transmite elegância.
Em geral revela sentimento de indecisão, desânimo e falta de vitalidade. Mas também pode evocar qualidade, estabilidade, equilíbrio e sucesso. É a cor base do prateado que traz modernidade, tecnologia, novidade e inovação.
É uma cor neutra e ótima para compor looks, é bom usar quando quer demonstrar neutralidade frente a uma questão. Também demonstra sabedoria, conservadorismo e profissionalismo. Mas cuidado ao usar em grande quantidade, porque pode demonstrar ausência de energia e frieza.

♥♥♥
Amores, conhecimento é poder... Agora que vocês já sabem o poder das cores já podem montar o look de acordo com a situação, lembrando sempre de equilibrar, buscar cores complementares e abusar das cores que te favorecem e te deixam linda e poderosa.

Beijinhos...

Comentários