Olá amores,
Esse final de semana assisti esse filme na Netflix "O preço do amanhã". O filme é bom? Vale a pena gastar uma parte do seu tempo assistindo? rsrs
♥ Vamos lá...
No filme os personagens foram geneticamente modificados para não envelhecerem, todos eles tem um time no braço que determina quanto tempo irão viver, e a partir dos 25 anos esse timer começa a funcionar e eles param de envelhecer.
Eu amei esse conceito, me fez refletir de várias formas. Se paráramos para pensar friamente o que temos de mais precioso é o tempo e quantas vezes desperdiçamos o nosso tempo de diversas formas, correndo só atrás do dinheiro, insistindo na companhia de pessoas que só sugam o nosso tempo e a nossa energia. Quantas vezes passamos a semana inteira infelizes esperando o final de semana chegar, o futuro chegar.
Não sabemos quando nosso "time" irá encerrar e isso faz pensarmos que somos imortais, nos damos ao luxo de desperdiçarmos o nosso tempo.
No filme os personagens ricos não precisam se preocupar com o tempo, eles podem viver eternamente se quiserem, um detalhe não existe dinheiro no filme, tudo é comprado com o seu tempo.
E os personagens mais pobres sobrevivem, seu time muitas vezes dura apenas um dia, trabalham exatamente para comer, e para viver mais um dia, existe no filme um sistema desigual, onde a cada dia diminui o valor pago no salário e todo o resto aumenta gradativamente cada dia mais.
Um sistema onde literalmente só os fortes sobrevivem.
Além disso, qualquer um a qualquer hora pode "roubar" o seu tempo, isso na vida real também se aplica, quantas pessoas "roubam" o nosso tempo.
O filme todo é literalmente uma corrida contra o tempo. Os ricos com tempo de sobra gastando a vida com futilidade, bebidas, festas, jogos de cartas e os pobres lutando para sobreviver dia a após dia.
A idéia do filme é muito boa, me fez refletir de várias formas mas o filme em si é bem ruim, eles se perderam um pouco no conceito e quando os personagens tem a possibilidade de virar o jogo, passam o filme todos como Robin Hood, roubando dos ricos e dividindo com os pobres.
Não é esse fato isolado que é ruim, é só uma solução temporária eles deveriam começar uma rebelião para mudar de fato todo o sistema, de juros abusivos, de qualidade de vida péssima.
Mas só roubar dos ricos, ajuda em que? Você oferece mais alguns dias para os menos favorecidos, talvez alguns anos mas e depois? Queria ver uma forma mais inteligente onde eles tomassem o poder de suas vidas e controlassem seu próprio tempo.
Esse filme reforça o vitimismo onde esperam que o outro faça alguma coisa para sua vida e se acomodam. E o personagem principal tem uma ótima intenção em ajudar, mas tudo na vida precisa de equilíbrio, só ajudar o outro e esquecer de si, também te enfraquece, estamos aqui para ajudarmos uns aos outros sim, mas para vivermos a nossa vida também.
Esse filme não é lançamento e pelo que vi tem o 2, vamos torcer para que no dois tenha uma rebelião que eles lutem contra o sistema que os oprimem ao invés de só se contentarem com as migalhas dos ricos, ninguém nasceu para viver na sombra de ninguém. Mas é preciso coragem para mudar. E como diz o filme: "Viva para sempre ou morra tentando".
Comentários
Postar um comentário