Diferença entre Fitness e Saudável 😍

Saiba como ter um estilo de vida saudável com 6 dicas - Santista
 
Ei seus lindos, vocês sabem a diferença de Fitness e Saudável!? 🤔

Muito tem se falando disso nos últimos meses e embora pareça ser a mesma coisa, cada estilo tem sua particularidade.
 
O estilo que começou o movimento no tik Tok, com a rotina das gringas, é um estilo saudável "Aesthetic healthy lifestyle" que traduzindo para o português "estilo de vida saudável", popularmente conhecido no tik tok "Como ser aquela garota?" "glow up" esse é um estilo integrativo, que busca trabalhar os 3 pilares: corpo, mente e alma. 
 
Quando falamos de corpo é importante frisar que a construção de um corpo bonito e saudável começa na cozinha, com os alimentos que você ingere diariamente. 
 
Alimentação é saudável, mas não é restritiva. Tanto que nesse estilo existe o dia livre. 
Nesse dia você pode comer o que está com vontade, mas sem exagero. Mesmo porque o pilar é o equilíbrio.
As refeições são equilibradas, com proteína, carboidrato, legumes e verduras. Aqui o básico funciona, arroz, feijão, frango, ovos, salada, verdura e muitas frutas.
 
Os exercícios físicos não são tão intensos, são realizados diariamente, mas com duração e intensidade menor, nesse caso o importante é atividade física, o resultado é consequência.
 
Nem sempre é na academia, muitas optam por yoga, dança, caminhada e o foco é a saúde.
As rotinas diárias também trabalham a disciplina, tanto que tudo começa pela manhã, acordando 1 hora antes e fazendo todos os dias, meditação, alimentação saudável, exercício físico, leitura, estudo. 
 
Já no fitness a busca é pelo resultado, então o treino geralmente é na academia, são treinos pesados, intensos e com progressão de carga. Não existe treino "fofo" e nesse estilo de vida faltar na academia não é uma opção, é o que eles chamam popularmente de "ratas e ratos" de academia.
 
Aqui a alimentação é extremamente regrada, o consumo de carboidrato é mínimo, geralmente não tem dia livre, porque qualquer deslize na alimentação. Interfere diretamente no resultado.
 
Alimentação precisa ser complementada com suplementos, porque para hipertrofia (ganho de massa muscular), o músculo precisa "crescer" e a quantidade de proteína que consumimos diariamente, para o esforço gerado nesse tipo de treino é pouco, então precisa de complemento, o wey protein é o principal suplemento consumido.  
 
Carboidrato consumido em excesso não é bom para ninguém, porque nosso corpo transforma ele em açúcar, precisamos sim do carboidrato porque ele é fonte de energia, mas devemos comer sempre com uma proteína. 
 
O tão temido pão francês é um alimento pobre em nutrientes e se transforma rapidamente em açúcar no sangue, mas se você comer ele com ovo mexido, vai te dar mais saciedade e nutrientes para o seu organismo. 
 
Eu prefiro substituir  por pão integral, que tem mais nutrientes e trás mais saciedade.
 
Fitness e pão francês não combina, em geral o único momento do dia que eles consomem carboidrato é no pré treino, porque o corpo precisa de combustível para gastar, sem essa energia extra seu corpo vai pegar emprestado do músculo e o treino não vai ter valido de nada. 
 
A não ser que seu corpo tenha gordura armazenada para queimar, nesse caso ele precisa queimar essa gordura extra primeiro.  

Agora vou falar um pouco da minha experiência, no final do ano passado eu comecei adotar o estilo de vida saudável, acordar 1 hora mais cedo, meditar, escrever, ler, fazer um café da manhã mais nutritivo, exercícios físicos, em casa mesmo nessa época não ia para academia. 
 
Antes minha alimentação não era muito regrada, só em relação a carne vermelha que faz muitos anos que não como. 
E quando eu comecei a viver esse estilo de vida, meu paladar começou a mudar, comecei a consumir alimentos mais saudáveis e a gostar do sabor.
 
Só o doce que era minha perdição e ao exagerar em uma viagem no final do ano descobri que o doce inflamava meu corpo.
Até então eu nem sabia que existem alimentos que inflamam nosso corpo, zoam a nossa pele, e acumulam gordura abdominal, sim a temida barriguinha.
 
Cortei os doces por um mês e minha barriga ficou linda, porque os doces estavam causando inflamação,  por isso falei que a construção do corpo começa primeiro na cozinha, continuei com a rotina, exercícios, alimentação... e quando você começa ver resultados isso te anima, me matriculei na academia, jurei que estava fitness rsrs e ai descambei nos doces rsrs. 
 
Conclusão não adianta nada se matar na academia e ferrar sua alimentação.
 
Hoje continuo com minha rotina, meu foco ainda é vida saudável, mas estou me apaixonando pela academia, eu prefiro treinos curtos e intensos e me comprometi a ir 3 vezes por semana. Tenho cumprido a risca, só preciso começar gostar da musculação também, acabo optando sempre pelas aulas.
 
Meu objetivo não é ficar musculosa, por isso minha alimentação não é tão restritiva, mas peguei gostinho e quero sim ficar com bumbum grande e perna grossa.
 
Tento equilibrar o melhor dos dois mundos, com receitinhas gostosas e saudável, mas também quero experimentar o famoso dux. (o suplemento famosinho das blogueiras fitness). 

E você é fitness, saudável ou uma mistura dos dois?

♥♥♥
 

Comentários